quinta-feira, 27 de setembro de 2012



SHOFAR - MENORAH - BANDEIRAS -
USADOS POR TANTAS IGREJAS.
ESTA ERRADO: SÃO JUDAIZANTES?
ESTA TUDO BEM, SÃO SÍMBOLOS?

VAMOS ANALISAR...

___________________________________________________    Shofar   -   Menorah - ETC


SEGUNDO ESTUDO:

JUDAISMO E JUDAIZANTES


E tantas igrejas usando bandeiras de Israel. Shofar, Menorá, por acaso não estão estas pessoas "judaizar", ou trazer usos e costumes judeus para dentro a Igreja?

Lembrete: Este não é um profundo estudo, onde são esgotadas todas as possibilidades. No entanto, são conceitos importantes que podem trazer luz, e no mínimo um decisão de buscar nas fontes corretas uma resposta.


REVISANDO o estudo anterior:

Paulo, em muitas cartas, mas principalmente em Gálatas ele trata do assunto de estarmos debaixo da lei "do Espírito e da Graça" e voltarmos a preceitos judaicos, costumes judaicos. Religiosidade judaica, etc. Ele coloca como "REBELDIA". Pois os preceitos judaicos se baseavam em "FAZER A OBRIGAÇÃO DA LEI"para então sentirem-se filhos de Abraão abençoados.

Como diz Paulo, a lei nos serviu de "aio" para levar a Jesus Cristo, ou seja, a lei provou que pela lei é impossível a salvação, e nos impura para a graça salvadora da Cruz de Jesus, e a dádiva da vida eterna pela graça.

POR OUTRO LADO: Não se pode jogar fora todo o Antigo Testamento, pois a história dos Judeus retrata em muitas áreas a nossa história. Sedimentas princípios, que vão desde o perdão, desde o filho de Deus sendo sacrificado, único e verdadeiro Cordeiro, que não encobriu pecados, mas os pagou e perdoou.

Temos fundamentação no antigo testamento para muitos ensinos que nos levam a entender a graça, o perdão, a misericórdia de Deus. A restauração, e a sabedoria de Deus que em muito supera a nossa. Em muito.

Veja por exemplo: Nós absolveríamos Davi, com o que ele fez com Urias? Nós aceitaríamos Raabe, a prostituta na linhagem do messias?

Estes e tantos outros fatos, são apenas algumas gotas da demonstração da misericórdia e do amor de Deus.
Juizes nos mostra as conseqüências do versículo que se repete em vários os capítulos:

"Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR",
Juízes 4:1
e como eu Juízes 21, 25:
Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.

Bem nós podemos ver quando não temos ou não aceitamos governo, e fazemos só o nos parece reto ao nosso coração.

Portanto, há lições e fundamentos, e princípios indispensáveis no antigo testamento, que chegaram a nós pela vida do povo Judeu.


     E TANTAS IGREJAS QUE USAM SHOFAR, MENORAH, BANDEIRAS DE ISRAEL, ISTO NÃO É "JUDAÍSMO"    

"não é uma obra de judaizantes dentro do corpo de Cristo?"


Sim, tanto pode ser uma prática Judaizante, como não.

Se tomarmos de um Shofar, e colocarmos nele um sentido místico, como se no seu toque houvesse poder...

Se tomarms um Menorah, e colocarmos no altar, e nele colocarmos nossa fé. A fé de que estamos agradando a Deus, pela presença daquele símbolo,e então teremos alguma bênção... então estamos errados e "judaizados"...

Isto seria uma prática judaica, não condizente com nossa fe' em Jesus Cristo, e não condizente com o entendimento de graça, de presença do Espírito Santo em nós.

Talvez, não tivéssemos o real entendimento que somos nós o templo do Espirito Santo. Que o som da proclamação da verdade, deve ser algo que está em nós, e não em um chifre de animal. Isto é a fé em Jesus Cristo, na sua palavra que nos declara sermos "Templo do Espírito Santo",  "tabernáculo do Deus vivo"  (I Com 3:16,  I Cor. 6:19)

No entanto, nas minha viagens a Israel, foi emocionante observar como era o instrumento usado por Deus para que ao ser tocado em tantas manifestações de Deus. Por exemplo na queda  das muralhas de Jericó.  
Então eu trouxe um para mim, um para meu filho que é músico, e um para a Igreja.

Mas isto não foi Judaizante: Não, não atribuímos misticismo, mas apenas uma mostra do que foi usado naqueles dias. Maravilhoso.

Até em demostração com os diversos tipos de toque, por exemplo: Para o exército atacar, para o recolher, para retroceder, etc. confesso que é emocionante. Mas nada de mistico. Se o conhecer mais de perto, me dá mais condições de crer, amém. Mas é o conhecimento do instrumentos, e não a presença "mistica" do instrumento.

Assim, como a foto que eu trouxe do "Gólgota". Aliás na última vez que lá estive, os palestinos estavam descaracterizando o lugar, construindo uma Rodoviária, no mesmo morro. Praticamente envolvendo o Gólgota no pátio da Rodoviária. Esta foto, não tem poder nem significado místico para mim. É interessante saber onde foi o locar geográfico em que fui comprado pelo poderoso sacrifício de Jesus Cristo, do seu sangue derramado. Mas foi nos lugares espirituais, que fui lavado, remido e Salvo. 

Ao chegar à aquele lugar, minha emoção foi enorme. Mas não porque estava em um lugar onde eu poderia ter um arrependimento, e ali receber o poder do sangue de Jesus. 
Isto ja aconteceu a 2 mil anos atrás.

Eu só estava no lugar fisico onde aconteceu. Como conter a emoção? 

Mas o que mudou minha vida e minha eternidade, foi o resultado do FATO QUE ALI ACONTECEU, E NÃO DO LOCAL.

 Lembre-se o que mudou nossa vida, na realidade aconteceu no nosso espírito,  e não precisamos ir ao "monte Gólgota" para receber, ou confirmar o que recebemos. 

Precisamos dobrar o nosso Joelho diante do Senhor, e declarar que reconheço meu pecad. Declarar a necessidade de receber pessoalmente o sangue do Messias derramado por mim. Aceitar que fui remido por Ele, e comprado por Ele. Declarar que eu "O" reconheço como meu único Senhor e Salvador. 

E, então viver com Ele sendo o Senhor da minha vida.

Se mistificássemos o local, teríamos que ir lá fazer peregrinações com o fim de obtermos alguma bênção especial.
Eu fui 5 vezes àquele lugar, e sempre mem emocionei, pois ali foi o local da morte do meu salvador.
Visitei o túmulo onde ele ressuscitou, mas a bênção eu consigo quando o entronizo Jesus de fato na minha vida como Senhor e Salvador. E não por ir lá, ou ir tantas e tantas vezes. 

Precisamos cuidar. Precisamos comunhão com o Espírito Santo, pois nosso emocional pende para confundir tais coisas.

Vejo em algumas casas o Menorah, colocado em lugar de destaque como se fosse algo que nos trouxesse bênção. Cuidado. Sim, é um símbolo interessante. Mas hoje o Menorah, com a luz do Espírito Santo, somos nós. 

Amém se voce use como decoração algo que nos lembre como Deus fazia quando não existiam "filhos de Deus". Quando o Espírito Santo não habitava no homem. Ele usava aquele instrumento para mostrar aos Judeus o locar de sua presença.. amém. É bom conhecer. Mas é pecado mistificar o objeto.

Eu, você que nasceu de novo, somos o lúmem que deve estar em lugar visível para publicar as boas novas.

Não é aceitavel, que nós, que conhecemos a "nova aliança",  atribuamos poderes místicos a instrumentos que foram usados por Deus na "antiga aliança". O que não me impede de me alegrar em te-los como recordação, ou lembrança da obra do meu Senhor.

É uma linha muito fina entre o mistificar aqueles abjetos, e "nos judaizarmos", e sabermos o significado que aquele objeto ja teve na história do Deus com o seu povo hebreu.

É semelhantemente à circuncisão, ou até ao sábado.
Paulo em Gálatas não desrespeita o que representou, mas diz que se guardarmos hoje, datas, dias e meses, teríamos voltado à antiga aliança. 

Chega a se enfurecer quando pessoas pregam que deveríamos ser salvos pela graça, mediante a fé, e claro, também guardando o sábado, ou nos circucidando na carne.
Chega a dizer que melhor seria se lhes cortassem fora o membro todo...

Esse Paulo não era moleza. Você queria ser ovelha direta dele?

Lá, no primeiro dia de louvor, e de ensino, de doutrina, você talvez pulasse do barco, e decidisse a ser  apenas evangélico e não crente..... Talvez você viesse a conhecer o outro lado, de Paulo, o bom humor.

Creio que esta diferenciação iria tirar boas gargalhadas dele. Pois não nos importa sermos chamados crentes, sermos chamados evangélicos, o que importa é sermos filhos Dele, nascidos de novo.  Importa é entendermos a graça. Nos esmerarmos para adora-lo a sós e na congregação.

Conhece-lo estudando a sua palavra, e nos ensinando um ao outro o que Deus nos tem ensinado. Importa é vivermos a nova Aliança, sem menosprezar os princípios, e sermos dirigidos pelo Espirito Santo.  Importa é darmos frutos. Importa é  morrer para nossos comodismo, e nossa "preguiça", e evangelizarmos até os nossos inimigos, (a quem Paulo diz que somos devedores). Arrancar pessoas do caminho do inferno, pois assim valoramos o Sangue de Jesus para elas.

O que importa é fazer a vontade do Senhor, pois os que são dirigidos pelo Espírito, é que são filhos de Deus.

Inclusive, nossa intenção é apenas colocar algumas informações que te motivem a aprofundar seus conhecimentos. Sua intimidade com Deus.
Se você tiver qualquer dúvida, pois não é nosso objetivo discutir, mas sim buscarmos em Deus e na palavra, e nos homens que Deus colocou como responsáveis por nossa vida cristã, (Apocalipse chama de  Anjos da Igreja) Procurar conhecimento e revelações do Espírito Santo, e jamais cairmos na cilada de vãs discussões, como ele diz em Romanos 14:1 a 23

Aliás, leia com atenção este capítulo de Romanos. Agora uma vez lido, comece no 13, leia o 14 de novo, e inclua o 15...   que tal ver Paulo saudando aquela "judaizada" toda no capítulo 16 (bem como a alguns gregos...)

Ja leu tudo... que tal agora ler bem tranquilamente o Livro de Gálatas... (vai, é bem curtinho... eh eh eh)

Ame ler a bíblia, e toda e qualquer discussão perderá a graça... 

Deus te abençoe. 

Pr. Eliseo

QUE BOM RECEBER OS SEUS COMENTÁRIOS...
SEJA LIVRE PARA FAZÊ-LOS... Você não precisa concordar... só precisamos mesmo é ler a palavra, e ter relação com aquele que diz: "EU SOU A VERDADE".


HUUUMMM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário