sábado, 22 de setembro de 2012









Judaísmo, Judaizantes...



Estamos em dias, onde muitas vozes chegam às igrejas, e muitos assuntos são tratados com parcialidade, por falta de conhecimento, por ignorância, por interesses próprios, ou até por maldade.

Aqui estamos abordando, de uma maneira aberta (contate conosco e de sua colaboração) Mas é um esboço que tem importantes informação.

Esperamos ajudar a esclarecer:
         

Assim começamos:

Paulo, foi um ferrenho Judeu, perseguidor dos cristãos, e tudo aquilo que conhecemos deste homem.
Mas quando teve a experiência de conversão, passou a ser um dos melhores homens para mostrar a diferença entre Judaísmo e Cristianismo. Pois em ambos foi um dos mais instruídos e mais dedicados.
O carta aos Gálatas, é um bom resumo deste cuidado de Paulo, para que os novos convertidos não se deixassem envolver com estas ideias, e abandonassem as “Leis do Espírito e Vida” para retornarem à Lei do “pecado e da morte”.



Vejamos como ele se mostra perplexo pelo efeito dos homens judaizantes no meio do povo de Deus:
Gálatas 1:6
6 Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho , o qual não é outro , senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo .

Ele reafirma sua autoridade para falar das duas “religiões”, se assim pudéssemos chamar.
Gálatas 1:12
Porque eu não o recebi , nem o aprendi de homem algum , mas mediante revelação de Jesus Cristo . 13 Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo , como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava.

Paulo dá então uma rápida Aula a respeito da diferença entre Judaísmo e Cristianismo.
Ele conhecia profundamente os dois.

Gal 2:16
sabendo , contudo , que o homem não é justificado por obras da lei , e sim mediante a fé em Cristo Jesus , também temos crido em Cristo Jesus , para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei , pois , por obras da lei , ninguém será justificado
Quem vos fez sair da graça?

Gal 3:3
3 Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito , estejais , agora , vos aperfeiçoando na carne ?
Quanto à circuncisão, como um costume dos mais fortes entre os Judeus, Paulo é duro. Deseja até que se mutilem "tudo", ão só o prepúcio. Ele radicaliza e declara que voltar ao judaísmo é rebeldia.

Todo o cristão entende bem isto.

O que então poderia levar Um cristão honesto e sincero a errar neste ponto?
O que o inimigo poderia tentar usar para que pessoas sérias fossem convencidas de maneira errada nesta área?

Vejam, os judaizantes, tentavam trazer de volta ao povo a doutrina judaica. Os costumes. As crenças a respeito do cumprimento da lei externamente para garantir a salvação.

Eram coisas muito serias para quem agora entendia a graça, a salvação pela fé.

Tentavam fazer o povo voltar a guardar o sábado, a sacrificar os animais. A serem escravos do que podiam ou não podiam comer.

Em resumo, eles, inconformados com a vinda e a obra do Messias, queriam trazer o povo de volta à escravidão da lei.

Paulo mostra que se fosse como os Judeus pregavam, Cristo teria morrido em vão.

Você estará muito certo se posicionando e declarando: Isto jamais entrará na minha vida cristã, e nem na minha igreja.

Mas existe aqui uma nova estratégia do inimigo, usando este assunto.

Por isso precisamos nos dedicar um pouco mais a estudar estes detalhes. Pois se formos simplistas, estaremos à mercê de “bons argumentadores” e podemos cair para o outro lado.
Se apenas ouvirmos falar, e não compreendermos a realidade, formaremos pre concepções contra tudo o que é vindo dos Judeus.  Jesus tomou cuidado na sua pregação e na sua conduta aqui na terra para deixar bem claros as diferenças que poderia nos atrapalhar.

O que os judeus queriam passar, era a volta aos costumes, práticas religiosas, e tantas outras coisas que já mencionamos e são uma grande cilada.

Por outro lado, Jesus citou várias vezes profetas e princípios que Deus deu aos judeus, e que até hoje são inabaláveis.

Não se trata de práticas ou crenças, mas de princípios e direções quanto aos tempos futuros, e que precisamos entender para compreendermos alguns princípios que Jesus ensinou, e algumas citações do Antigo testamento.

Colocaremos alguns exemplos abaixo, pois se não percebermos a diferença entre as doutrinas que eles querem até hoje nos impingir, e as verdades citadas por Jesus, e os princípios reafirmados por Ele, podemos nos atrapalhar no nosso andar, e tomarmos posições que beiram ao partidarismo. Isto nos faria pecar por outro lado. Bem como nos levaria à perca de algumas pérolas preciosas.
Por exemplo

Durante o início da minha vida Cristã, eu pensava que o livro de Jonas, era figurativo. Uma espécie de lenda, ou coisa assim. A história do peixe comendo o profeta e vomitando ele em Nínive.... “pera aí”. É forçar um  pouco a barra. Não passava pelo meu filtro racional.

Então me deparei com Mat:12.

Vejo Jesus citando Jonas como um personagem, que de uma maneira impressionante fala de sua morte, e de sua ressureição três dias após.

Mat 12: 39
39 Ele, porém , respondeu : Uma geração má e adúltera pede um sinal ; mas nenhum sinal lhe será dado , senão o do profeta Jonas .
40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe , assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra .
41 Ninivitas se levantarão , no Juízo , com esta geração e a condenarão ; porque se arrependeram com a pregação de Jonas . E eis aqui está quem é maior do que Jonas .

É sim. Algo do antigo testamento, que parece irreal, e inadequado para o nosso tempo. Mas assim foi citado por Jesus. Os princípios então alii citados, como o da obediência a Deus, ao chamado, e tantas outras lições, nada tem a ver com costumes judaicos, mas com princípios da vida cristã, e assim devem ser levados a serio.

Ainda, se o homem, mesmo cristão, houvesse se atido à vós dos profetas, teriam caído em menos ciladas e confusões erradas tentando entender as coisas e até a natureza.
Veja por exemplo, nós que estudamos história, vemos quantos conceitos errados haviam do formato da terra. As viagens e grandes descobertas marítimas dos antigos foi muito atrapalhada por esses erros, impedindo a população de evoluírem mais rapidamente. No entanto Isaías, já esclarecia a forma da terra, bem como outros dois versículos bem explícitos.

Isaías 40:22
22 Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;
Leia  Salmos 77:18, e Jó. 37:12,  e você se deparará com novas frases dizendo esta mesma verdade.
Mas é apenas uma curiosidade.
No entanto, temos outras tantas, que só citaremos mais uma ou duas para te fazer pensar.

Veja esta:
Todos nós sabemos como o estado de Israel foi criado em um só dia pela resolução da ONU. E como o povo que já não mais existia como nação, foi reunido de repente em um novo povo. Veja o que a Bíblia NVI diz, nas palavras do profeta

Isaias, 66:8
"Pode uma nação nascer em um só dia? Ou pode-se dar a luz Um povo num só instante? Pois Sião estava em trabalho de parto e deu a luz a seus filhos".

Sim, em Um só dia a ONU criou o estado de Israel, e a nação passou a existir em Um só dia. E Um povo enorme ali surgiu de repente...

Uma mãe, ao jogar fora a água suja da banheira do bebê, seria louca se jogasse fora o bebe junto.

Há uma diferença entre tentar levar costumes e crenças religiosas para o povo que agora já e livre, e fazer este povo suspeitar de tudo o que os judeus tem de revelação do próprio Messias, mesmo que eles não entendessem.

E não parece, mas pessoas bem intencionadas, quando baixam a guarda e começam alimentar noções erradas na sua maneira de viver. Principalmente se começam a amar uma vida cristã irresponsável, sem esforço, sem a dureza de “morrer” para a carne, ou para minha vontade e ceder à vontade de Jesus, etc. Pessoas assim começam a dar ouvidos a fábulas, como Paulo fala para Timóteo. E começam a pregar o que bem entendem. O que não lhes tira da área de conforto, e seduzem outras a fazerem o mesmo.

A pouco tempo, li de uma pessoa amada e  creio eu, realmente sincera, algo escrito que ridicularizava o fato de um pastor ter usado Gen. 11: 6 para mostrar a importância de termos um só coração, uma só linguagem, ou seja unidade.

Gen 11:5 e 6
6 e o SENHOR disse : Eis que o povo é um , e todos têm a mesma linguagem . Isto é apenas o começo ; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer .
7 Vinde , desçamos e confundamos ali a sua linguagem , para que um não entenda a linguagem de outro.
A pessoa acrescentou no seu escrito: Era só o que me faltava.

Ela estava sendo sincera, era assim que argumentadores, e escritores tinham semeado na sua mente.
No entanto Jesus vem, e reafirma o mesmo princípio, (João 17) pedindo ao Pai que todos sejamos um.

Que haja unidade no meio dos seu filhos.

Em Mateus 18:20
20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
E mais, Mateus 18:19
19 Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser- lhes- á concedida por meu Pai, que está nos céus.

Sim, é apenas o começo, e a primeira referencia, lá esta no livro de Genesis 11: 5 e 6

Bíblia nos fala de termos um só pensamento E uma só linguagem.

1 Coríntios 1:10-11
Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só falar. (num só pensamento)

Por ventura isto não  é muito claro?

Então, também,  podemos estar cometendo sérios erros, quando jogamos coisas fora, só porque são do antigo testamento, e então no nosso preconceito, são judaizantes.
Pequena tarefa:
Seria interessante uma tarefa para os interessados: Leia com atenção os Quatro evangélicos, e conte quantas vezes Jesus cita o Antigo testamento para trazer a raiz do seu ensino. você vai se surpreender.
Sim, esta claro na Bíblia o risco dos Judaizantes, infiltrados de muitas maneiras entre os evangélicos. M também modernamente ele mudaram de técnica e levam amados a ignorar totalmente o antigo testamento.
Mas então, e os candelabros que vemos pelas casas, os menorás, os Shofares que São tocados com tantas cerimonia nas igrejas?

CONTINUA NO PRÓXIMO ARTIGO, Para que você possa meditar no pouco que vimos até aqui

Entre em contato conosco: pr.eliseo@me.com.   Se possivel, use o assunto como:  BLOG
DE SUA OPINIÃO, COLABORAÇÃO. AMPLIE O POSSIVEL. NÓS POSTAREMOS SEU E-MAIL, SE FOR ADEQUADO.
DEUS TE ABENÇOE.